13 de set. de 2011

Festival Das Flores


Tem sua origem na antiga tradição da Igreja Celta.
Muitos cristãos expressam sua fé em diversos momentos pela glória e beleza das flores. Os festivais das flores ou da primavera são uma tradição Anglicana reconhecida como um de nossos maiores legados culturais e litúrgicos incorporados por diversas religiões. Sua origem enquanto festividade cristã remonta aos mosteiros celtas no princípio do cristianismo britânico, inicialmente associados a primavera e a Páscoa. Hoje estes festivais ocorrem nas mais diversas datas e celebram pela beleza das flores o renascimento da fé em Cristo.
A primavera era celebrada pelas mais diversas culturas e as festividades se referiam a beleza das flores que renasciam após o longo inverno. Com o advento do Cristianismo esta simbologia logo se associou a imagem de Jesus Cristo ressuscitando e vencendo a morte. A Páscoa, que hoje é celebrada na primeira lua cheia após o Equinócio da primavera no hemisfério Norte, rapidamente se difundiu substituindo os diversos rituais de celebração da primavera. Acredita-se que a origem da palavra Easter, Páscoa em Inglês, seja Estre, uma divindade Nórdica da primavera.
Os primeiros monges cristãos em terras britânicas eram de origem Celta e celebravam a Páscoa e primavera com grandes festivais de flores. Ao longo do tempo estes festivais se popularizaram  sendo celebrados nas mais diversas datas, porém, sempre celebrando a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. A tradição espalhou-se pelo mundo junto com a Igreja Anglicana e bem como pela incorporação desta tradição por outras igrejas.
No Brasil o costume de celebrar a vida de Cristo associada ao imaginário da primavera e das flores é principalmente forte no Sul do país onde a demarcação clara das quatro estações reforça a sensação de vida que renasce com o fim do inverno. Este ano a comunidade da Missão São Pedro, da Diocese Anglicana de Curitiba, se prepara para seu primeiro Festival da Primavera, com o tema “Primavera para a Vida”, em colaboração com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço, CESE.
Portanto, vamos juntos nos preparar para este evento festivo entre amigos pelo renascimento de um mundo mais justo e fraterno, com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Marcel Cesar Pereira
Ministro Leigo da Comunidade São Pedro Apóstolo – Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.