21 de nov. de 2011

BATISMO

O Batismo é o início sacramental da vida cristã. A parte externa do Batismo é a água com a qual a pessoa é batizada “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Aquilo que não pode ser visto é a “graça interna e espiritual”, ou aquilo que Deus está oferecendo ou fazendo em favor da pessoa que recebe o Batismo. Podemos descrever a parte interna e invisível do Batismo como um novo nascimento (regeneração), pois é o início de uma nova vida como filho ou filha de Deus na família da Igreja. Uma descrição mais profunda do Batismo é dizer que ele significa morte e ressurreição. O candidato é unido com Cristo e sente a experiência de morrer e ressuscitar. O que aconteceu com Cristo agora faz parte da própria vida e memória do cristão. A história de Cristo é agora a história da pessoa que crê e esta pessoa cristã é agora parte de Cristo. Quando o Batismo é administrado por imersão total, como era originalmente, é fácil perceber como ele representa a morte e depois uma vida nova. A água do Batismo também simboliza a lavagem de todos os pecados. Todas essas formas de descrever o Batismo indicam o dom de vida nova que Deus no dá. Somos libertados do passado e unidos com Jesus Cristo para viver e amar em seu Espírito.
Para alguém se tornar cristão, e membro da comunidade cristã é necessário ser batizado. O Batismo é a incorporação sacramental do fiel no corpo de Cristo e o começo de uma nova vida em Cristo.
Embora a ênfase do Batismo seja aquilo que Deus faz por nós, não se trata de um ato mágico. Não temos controle sobre Deus, mas seu dom gratuito exige uma resposta nossa. O Batismo faz exigências, especificamente o arrependimento e a fé. A forma mais rápida de começar a entender o Batismo é imaginá-lo acontecendo com adultos que, naturalmente, são capazes de arrependimento e fé. As crianças são batizadas na Igreja Anglicana num claro entendimento de que serão criados e ensinados a seguir a Jesus Cristo e rejeitar o mal, na família e na fé da Igreja Cristã, aprendendo o significado daquilo que aconteceu em seu Batismo.
Uma abordagem extremamente individualista da religião encontraria dificuldades para compreender o sentido do Batismo infantil. Mas o jeito anglicano faz sentido por causa do grande poder e da importância da comunidade de pessoas, por meio da qual Deus nutre e sustenta as crianças batizadas. O Batismo é o início sacramental da vida cristã na comunidade da Igreja tanto para as crianças como para os adultos.
Caso você não tenha sido batizado, procure o pároco de uma igreja e solicite ajuda na preparação para o Batismo, de modo que você possa começar o quanto antes a peregrinação da vida cristã.
Extraído do Livro O Jeito de Ser Anglicano, escrito por John Baycroft