27 de out. de 2011

Domingo, dia 30/10/2011


Neste domingo, teremos as ilustres visitas das irmãs Melissa e Mary Louise e do Rev Sam Dessórdi, da Diocese da Califórnia, São Francisco, Eles participarão do nosso culto dominical e do almoço comunitário. É uma grande alegria para todos nós recebê-los no amor fraternal de Cristo e uma oportunidade de estreitarmos, ainda mais, nossos laços de companheirismo.

Contamos com a colaboração de Todos!!!

Arcebispo Anglicano Desmond Tutu receberá homenagem da PUC de Curitiba

A PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná outorgará o título de Doutor Honoris Causa ao Arcebispo Emérito Anglicano Desmond Tutu. A solenidade acontecerá no próximo dia 28 de outubro, às 09 horas, no Teatro da PUC em Curitiba, PR.

Desmond Tutu nasceu em 7 de Outubro de 1931, filho de um professor, e de uma cozinheira. Ingressou na Igreja Angicana aos 12 anos, na Paróquia de Sophiatown em Jhannesburgo. Vocacionado ao ministério, cursou Teologia no King’s College de Londres e em 1975 se tornou o primeiro negro a ser nomeado deão da Catedral Anglicana de Santa Maria em Johannesburgo. No ano seguinte foi sagrado bispo e sempre marcou seu ministério pela firme defesa dos direitos humanos e contra a política oficial sul-africana de segregação racial (Apartheid). Liderou centenas de protestos em locais públicos contra o governo sul-africano com passeatas, protestos e boicotes ao governo. Em 1984 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Desde então continua na luta pelos direitos humanos, tendo recebido o título de doutor honoris causa de importantes universidades ao redor do mundo. Em 1995 a Rainha Elizabeth II o nomeou Capelão da Ordem de São João.

Recentemente, no lançamento do livro “Sexo, Amor e Homofobia”, Tutu escreveu no prefácio: “Nós combatemos o apartheid na África, apoiados por pessoas de todo o mundo, porque nós negros éramos acusados e passávamos por um enorme sofrimento relacionado com algo que não podíamos alterar; a cor da nossa pele. Passa-se o mesmo com a orientação sexual. Esta é um dado adquirido”.

Mais à frente, Tutu acrescentou:

“Por todo o mundo, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros são perseguidos, tratados como párias e empurrados para fora das nossas comunidades. Desse modo, fazemos com que duvidem que também eles são filhos de Deus – e essa é a última das blasfémias. São acusados simplesmente por serem quem são.”

Para o Arcebispo Tutu, estas ”forças destrutivas” feitas de ”maldade e preconceito” são diabólicas. “Um pai que educa um filho para ser racista estraga esse filho, estraga a comunidade em que ele vive, estraga os nossos desejos de um mundo melhor. Um pai que educa um filho dizendo-lhe que só há uma orientação sexual e que qualquer outra está errada nega a nossa humanidade assim como a sua própria humanidade,” conclui Desmond Tutu.

Confira outras frases de Desmond Tutu:

“Fico perturbado quando vejo que, diante de problemas horrendos que assolam a África, nós religiosos estejamos nos concentrando em assuntos como quem faz o que com quem na cama”;

“Se ficarmos neutros perante uma injustiça, escolhemos o lado do opressor. Se o elefante está pisando o rabo do camundongo e nós nos pronunciamos neutros, com certeza o camundongo não apreciará tal neutralidade.”

“Não somos amados por sermos bons. Somos bons porque somos amados”.